quinta-feira, 24 de maio de 2007

Triste estatística

A violência, que já faz parte do cotidiano dos cariocas, eleva as tristes estatísticas. Giovanas, Alanas, João Hélios e outras centenas de pessoas engordam os números nada animadores.
O número de assassinatos e de roubos no estado do Rio aumentou no primeiro trimestre de 2007 em comparação ao mesmo período de 2006, segundo estatística divulgada pelo Instituto de Segurança Pública. Os dados apontam que 1.652 assassinatos foram registrados entre janeiro e março deste ano, contra 1.608 dos três primeiros meses de 2006. Em termos percentuais, a alta foi de 2,66%. Já o total de roubos aumentou em 5.236 casos, passando de 28.828 para 34.064, alta de 18,16%.


Cena rotineira: policiais e bandidos trocam tiros no Morro da Mineira à luz do dia

Por incrível que pareça, houve queda no número de balas perdidas
O ISP também registra 43% a mais de mortes de policiais em serviço. Como já foi divulgado neste blog, de janeiro a março deste ano, 10 policiais morreram em serviço, contra 7 do mesmo período de 2006.
Problemas com balas perdidas têm assustado a população, mas o estado registrou queda no número desses casos durante o período de janeiro a março. Segundo a diretora-presidente do ISP, Ana Paula Miranda, o resultado não inclui as fatalidades ocorridas durante as ações policiais na Vila Cruzeiro, na Penha. O que fariam os números se elevarem absurdamente.
"Não estamos omitindo nada, pois as ocorrências atuais ainda não foram analisadas. Em relação ao mesmo período do ano passado, tivemos uma redução de sete pessoas mortas por balas perdidas, e 87 casos de feridos" afirmou Ana Paula.

Policia invade o Complexo do Alemão em horário escolar

Grupo conta mortes e feridos desde fevereiro
O site do Rio Body Count é formado por um grupo voluntário, apartidário e sem vínculo com qualquer instituição pública ou privada se dedica a contabilizar o número de mortes e feridos nessa guerra urbana, e que viram manchetes na grande imprensa. Até hoje, o site contabilizava 962 mortes e 596 feridos. Devemos levar em conta que o grupo divulga apenas o que é publicado na imprensa, porém nem todos os fatos viram notícias. Se isso acontecesse, o número seria bem melhor.





Tiroreio no complexo do alemão

Nenhum comentário: